terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Musculação e a Gestação 2


Enfim, chegamos à Musculação...

"O QUÊ? MUSCULAÇÃO PARA GESTANTES?"

"ENLOUQUECEU? FAZER UMA GRÁVIDA PEGAR MUITO PESO???"

Quem aqui falou em "muito"...?

Assim como na Musculação para Idosos (ou pessoas doentes, fragilizadas) existe, por parte do público LEIGO E DESINFORMADO, um espanto quando falamos em treinamento com pesos. Possível explicação: o que vem à mente quando pensam em treino com pesos "quem treina com PESOS são aqueles (as) atletas ENORMES. Vai machucar o idoso, a gestante com estes exercícios."

ATLETAS GRANDES = PESOS GRANDES
PESSOAS "PEQUENAS", "FRÁGEIS", "IDOSAS" = ...
Você Sabia: que já existem halteres de 0,5kg?

Portanto, MUSCULAÇÃO pode ser leve??? Ou melhor: MUSCULAÇÃO PODE SER ADAPTADA AO NÍVEL DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E FORÇA DA PESSOA DEBILITADA, IDOSA OU GESTANTE???

Na realização de Exercícios com Pesos, encontramos pessoas com objetivos variados: perda de peso, ganho de massa muscular, aumento de força/hipertrofia, aumento de performance para determinados esportes, enfim... É possível elaborar Programas de Treinamento para objetivos variados. Agora, pergunto: Qual o objetivo de um programa de treinamento de força para uma gestante??? Acertou quem respondeu NENHUM DOS ANTERIORES...

Nenhuma mulher vai SE TORNAR UMA ATLETA após ter engravidado. Então, o treino de musculação CERTAMENTE terá como objetivo o condicionamento físico global, gasto calórico "moderado", fortalecimento muscular (de leve a moderado), saúde e estabilidade articular, melhora do metabolismo e do ambiente hormonal, qualidade do sono; ou seja, sem grandes pretensões de ganho de massa muscular, hipertrofia, perda de peso, etc, etc, etc...

(Assim como no caso do exercício para idosos e pessoas fragilizadas, doentes) A VANTAGEM de treinar MUSCULAÇÃO, está no controle de TODAS AS VARIÁVEIS DO EXERCÍCIO: POSIÇÕES DO CORPO (imprescindível para a gestante), quantidade de PESO (CARGA), amplitude dos movimentos, velocidade das repetições, quantidade de séries, intervalos de descanso, controle das variáveis hemodinâmicas (frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória...). Com todos esses "fatores" controlados, NÃO COLOCAMOS A MULHER GESTANTE EM RISCO, PORTANTO, GARANTIMOS A SEGURANÇA DA ATIVIDADE (sem falar na eficiência).

Teoricamente, deveríamos dar PREFERÊNCIA aos exercícios realizados em equipamentos, porém, determinados exercícios com "pesos livres" podem ser muito bem administrados.

Mas vale lembrar:
Cabe ao professor responsável ADAPTAR OS EXERCÍCIOS para torná-los seguros.

A desvantagem da MUSCULAÇÃO fica evidente quando, mesmo com pesos pequenos, a gestante é MAL ORIENTADA e realiza exercícios com posturas desconfortáveis, incorretas e prejudiciais ao seu organismo e ao feto. E, principalmente, quando os profissionais adotam CONDUTAS EQUIVOCADAS. Exemplos:
  • Posições supinas (deitadas com a barriga pra cima), como citado no primeiro texto (quando o útero pressiona a veia cava, que diminui o retorno venoso, comprometendo o débito cardíaco da mãe);
  • Situações onde a barriga pode ser pressionada (apoio na maioria das remadas em máquina);
  • Treinos em circuito (pausas ativas, péssimo para o duplo-produto = frequência cardíaca + pressão arterial, que sobem e não caem);
  • Intervalos curtos de descanso (também péssimo para o duplo-produto);
  • Intensidade mal calculada (número excessivo de séries + repetições);
Tanto na musculação, quanto em QUALQUER EXERCÍCIO, é fundamental que a INTENSIDADE não seja tão alta, para não causar HIPOGLICEMIA:

A HIPOGLICEMIA É MUITO MAIS PERIGOSA DO QUE A DIABETES NA GRAVIDEZ. O EXERCÍCIO FÍSICO DEVE SER MODERADO PARA QUE NÃO SEJA RESPONSÁVEL PELA DEPLEÇÃO AGUDA (QUEDA AGUDA) DAS RESERVAS DE SUBSTRATO ENERGÉTICO DA MÃE.

Quanto às situações onde a gestante NÃO DEVE PRATICAR NENHUM EXERCÍCIO FÍSICO:

Contra-indicações absolutas

Doença miocárdica descompensada

Insuficiência cardíaca congestiva
Tromboflebite
Embolia pulmonar recente
Doença infecciosa aguda
Risco de parto prematuro
Sangramento uterino
Isoimunização grave
Doença hipertensiva descompensada
Suspeita de estresse fetal
Paciente sem acompanhamento pré-natal


Contra-indicações relativas

Hipertensão essencial
Anemia
Doenças tireoidianas

Diabetes mellitus descompensado

Obesidade mórbida
Histórico de sedentarismo extremo

Mais uma vez, espero que tenham gostado do texto, do assunto e das informações compartilhadas.

O texto começa em A Musculação e a Gestação

Acompanhem a FanPage do Blog Mexa-se; Cuide-se! no facebook:

Beijos e abraços,
Carlos Henrique Costa Sapucaia



8 comentários:

  1. Adorei!!!! Parabéns amigo! bj Valéria Nadai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PQP Mulekão Parabéns mandou muuuuuuito bemmmmmmmmm!!

      Ficou excelente vou divulgar para todos meus alumos...

      Abç,do AMIGO Adilson Augusto de Andrade.

      Excluir
    2. Valeu Valeria, obrigado pelo apoio de sempre. =)

      Sempre que tiver publicação nova avisarei. E dá pra receber as novas publicações no e-mail, deixando o e-mail na caixa de newsletter lá de cima do blog.

      Grande Abraço!

      Excluir
    3. Valeu Adilsoooonn... Usando o conhecimento e as palavras "DO CARA" não tem como dar errado né?

      Que bom que gostou!

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa Carlão Abs! Bruno Lima

    ResponderExcluir
  3. Interessante esse assunto. Diante dos benefícios mostrados, é uma pena que as grávidas talvez se sintam meio como "peixes fora da água" no ambiente saradíssimo das academias....rsrsr...

    bjo, Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Flávia, e eu vejo um dos motivos para que elas se sintam assim. Atualmente, muitas pessoas passam a realizar exercícios físicos por RECOMENDAÇÃO MÉDICA. Talvez, o médico seja o profissional da saúde em quem o paciente/cliente MAIS CONFIA, e por isso, costuma seguir "à risca" suas orientações. Porém, INFELIZMENTE, muitos médicos AINDA ESTÃO TOTALMENTE DESINFORMADOS em relação ao comportamento humano EM EXERCÍCIO, e muitas vezes assustam grande parte da população por DESCONHECEREM as características de determinadas práticas (destaco a MUSCULAÇÃO). Espero que tenha gostado da leitura, muito obrigado por contribuir aqui no blog! Grande Abraço =)

      Excluir